Tips Windows 2009

Mozilla lança versão final do Firefox 3.5

Posted on: junho 30, 2009

Após muita espera e vários adiamentos, finalmente está disponível a versão final do Firefox 3.5. Confira todas as novidades, e atualize o seu!

Firefox 3.5.

Firefox 3.5.

Depois de mudar a versão (3.1 » 3.5) e de muitos adiamentos, finalmente a Mozilla lançou, hoje, o Firefox 3.5. O site oficial não foi atualizado ainda. Ainda no aguardo dos links da versão final. Aos mais precavidos, é recomendável aguardar a atualização automática, via menu Ajuda, Verificar atualizações…

A nova versão daquele que reacendeu a guerra dos navegadores traz menos novidades que as anteriores em suas respectivas épocas, apostando em correr atrás do prejuízo (leia-se incorporar novidades dos concorrentes), e melhorar o suporte a novas tecnologias e padrões web.

falamos um pouco sobre o que há de novo no Firefox 3.5 na ocasião do lançamento do Release Candidate. A lista é a seguinte:

  • Velocidade. A Mozilla diz que essa é a versão mais rápida de todas;
  • Navegação privativa. Funciona de maneira diferente, alterando a sessão inteira ao invés de criar uma nova paralela à convencional, como ocorre com IE8 e Chrome. Dizem ser limitação do programa;
  • Esqueça este site. Com um único comando, no histórico, é possível apagar todos os rastros de um site específico;
  • Apagar histórico recente. É possível apagar o histórico de algumas horas atrás, mantendo intacto os dados de dias e semanas anteriores;
  • Reabrir janelas fechadas. Além de abas, agora é possível reabrir janelas fechadas recentemente;
  • Open Video. Uma das features mais legais. O Firefox 3.5 é o primeiro navegador a implementar a tag <video> do HTML 5. Isso significa que agora é possível assistir vídeos na Internet sem precisar do Flash, do Silverlight, de qualquer plugin. No próprio site da Mozilla há um exemplo, que, obviamente, só funciona com o Firefox 3.5. O Dailymotion já testa a novidade;
  • Location Aware. Diga ao Firefox aonde você está, e com essa informação sites poderão interagir contigo de forma mais precisa, oferecendo conteúdo (e publicidade, com certeza) mais próximo da sua realidade. Questões de privacidade à parte, parece promissor.
  • Novas tecnologias web. Uma série de novidades internas, para desenvolvedores. Novas tecnologias, melhorias no CSS, fontes baixáveis (yeah!), e por aí vai.

Abaixo, um vídeo das novidades, apresentado por Mark Beltzner (in English, sorry). Se já estiver com o Firefox 3.5, pode assisti-lo em open video, neste link:

Nota-se que muitas novidades do Firefox 3.5 formam a base para algo que será criado por webmasters. No geral, a atualização é positiva, mesmo carecendo de novidades impactantes, algo a que a própria Mozilla nos acostumou – a awesome bar ainda é uma das coisas mais úteis e impressionantes em termos de navegador.

Como nem tudo são flores, prepare-se para viver alguns dias sem extensões. Das 11 que tenho instaladas, 6 ainda são incompatíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: